Foto: Renan Mattos (Diário)
Éder dos Santos pretende instalar o conversor para continuar usando a antiga TV de tubo
Imagem mais nítida, áudio com melhor qualidade, fim dos ruídos e das interferências. Essas são algumas das vantagens da mudança da TV digital. O desligamento do sinal analógico é uma determinação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e está previsto para ocorrer em 5 de dezembro em Santa Maria e outras oito cidades da região.
ONG que ajuda crianças seleciona novos voluntários
Daqui a quatro meses, a TV digital vai ser a única disponível. Ela tem alta qualidade de som e imagem, mas só funciona em aparelhos novos, que captam o sinal digital, ou por meio de conversores, para os televisores antigos. Para garantir que todo mundo possa continuar assistindo televisão, o governo federal distribui kits (conversor e antena) de graça à população. Basta se inscrever no programa Seja Digital e pedir os aparelhos (veja ao abaixo como proceder).
IMAGEM RUIM
Na tarde de ontem, os filhos da doméstica Sirlei da Silva do Nascimento, 60 anos, preferiram jogar videogame a assistir televisão. É que na casa da família o aparelho é antigo, de tubo, e a imagem analógica é ruim, com o velho chuvisco.
- Mesmo assim, tento assistir todas as novelas, não tem o que fazer, não é? Disseram para eu fazer o cadastro em agosto para conseguir o kit. Não tenho condições de comprar - conta Sirlei.
Foto: Renan Mattos (Diário)
Sirlei, que ainda tem aparelho com sinal analógico, terá de se adequar
O auxiliar de lavanderia, Éder dos Santos, 36 anos, que mora com a esposa e as duas filhas no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, tem dois tipos de TV em casa, a antiga de tubo (que precisará do conversor) e uma mais nova, que já capta o sinal digital. Para seguir usando o televisor antigo, Éder pretende pedir o kit.
O sinal digital representa uma grande revolução na comunicação do país, informa Márcia Cavalcante, gerente regional do programa Seja Digital.
- Vamos ter melhor qualidade de imagem, de som e também em benefício para a tecnologia da internet móvel para ter uma comunicação mais ágil - explica.
ADEUS AO SINAL ANALÓGICO
Onde o sinal analógico será desligado em 5 de dezembro:
- Dilermando de Aguiar
- Formigueiro
- Itaara
- Santa Maria
- São Martinho da Serra
- São Pedro do Sul
- São Sepé
- Silveira Martins
- Quevedos
O KIT GRATUITO
- Quem tem direito ao kit (antena e conversor) - Todos os beneficiários de programas sociais do governo federal (Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, tarifa social de energia elétrica etc)
- Para obter o kit - E preciso fazer agendamento pelo site Seja Digital ou ligar para o telefone 147 (a ligação é gratuita). Na hora do agendamento, é preciso informar o número do CPF e o Número de Identificação Social (NIS).
- A retirada do equipamento - A data, o horário e o local serão enviados para o número de celular que você cadastrar no sistema
- Documentos necessários - Para receber o kit, você deve levar o NIS, o código de confirmação de agendamento (enviado para seu celular) e um documento com foto. Somente o responsável familiar ou um membro da família (que foi registrado no programa social) pode retirar os equipamentos
- Informações em Santa Maria - Terças, quartas e quintas, pela manhã, na Secretaria de Desenvolvimento Social (Rua General Neto, 504)
- O kit - A partir de 6 de dezembro de 2018, somente TVs que tenham conversor digital (de fábrica ou o aparelho à parte) irão funcionar